Home Ouvidoria Voluntariado Trabalhe na ISCAL Intranet Mapa do Site
A ISCAL
Unidades da ISCAL
Convênios de Saúde
Serviços
Pastoral da Saúde
Ensino e Pesquisa
Voluntariado e   Comunidade
Fornecedores
Imprensa
Fale Conosco
Programa de Humanização
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto
Tamanho do texto
CORAL | ESPAÇO VILANOVA | GRUPO ACOLHER | MURAL PSICOLOGIA
 

Humanização: um dos pilares do atendimento na ISCAL

A Comissão de Humanização atua na ISCAL desde março de 2002. Formado por uma equipe multiprofissional, a comissão trabalha pelo resgate e promoção de valores humanitários na assistência hospitalar, em benefício dos usuários e profissionais de saúde. A equipe atua em três eixos – os serviços prestados, os profissionais e os usuários.

O objetivo de todo trabalho é a melhoria constante do atendimento prestado. Pautando as atividades no respeito à vida humana, a equipe visa o bem-estar do paciente e seus familiares, através da promoção da qualidade do ambiente de trabalho e da qualidade de vida dos profissionais.   

Entre as atividades desenvolvidas estão as celebrações festivas em datas comemorativas envolvendo funcionários, pacientes e familiares. Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças... a comissão está presente em todas elas, promovendo a integração e envolvendo os hospitais da ISCAL num clima de festa e alegria.   

Conheça outras iniciativas humanizadoras na ISCAL:

Mas afinal, o que é humanizar?

Humanizar é garantir à palavra a sua dignidade ética. Para que o sofrimento humano e as percepções de dor ou de prazer sejam humanizadas é preciso que as palavras que o sujeito expressa sejam reconhecidas pelo outro. É preciso, ainda, que esse sujeito ouça, do outro, palavras de seu reconhecimento. É pela linguagem que fazemos as descobertas de meios pessoais de comunicação com o outro. Sem isso nos desumanizamos reciprocamente. Em resumo: sem comunicação não há humanização. A humanização depende de nossa capacidade de falar e ouvir, depende do diálogo com nossos semelhantes.
Fonte: Manual do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, 2ª edição revista, 2002 

Pesquisar:
 
 
 
Rua Senador Souza Naves, 441 - 15°andar • CEP 86010-160 • Londrina/PR